CRIE UMA EQUIPE: Envolva vários colegas, estudantes, funcionários e professore na equipe de organização do Slam. Mesmo que não estejam entre o grupo de poetas o engajamento de outras pessoas cria maior ambiente de coletividade, troca de ideias e possibilita atingir mais pessoas para participarem, tanto poetas Slammer’s quanto ao público e torcida.
NOME E GRITO DA COMUNIDADE – Escolha um nome pra sua Comunidade de Poesia e um grito para fazer antes dos poetas declamarem
DEFINA O LOCAL – Será na sua escola? Na sua rua? Em uma praça? Qual é o lugar onde a turma se reúne? Decida o melhor local para sua Competição de Batalha de Poesia Falada.
DEFINA A DATA E HORÁRIO – O próximo passo é definir a data e o horário da Competição de Batalha de Poesia Falada, tendo em vista a disponibilidade de todas as pessoas envolvidas.
DEFINA QUEM IRÁ SER O MESTRE DE CERIMÔNIA E O CONTADOR – Aqui, o organizador da Competição de Poesia Falada precisa definir quem irá apresentar os poetas, as notas e conduzirá a atividade; também é necessário um contador ou matemático, que controlará o tempo de cada poeta e fará os cálculos pertinentes.
CONVIDE POETAS E TRAGA OUTRAS ATRAÇÕES – Além dos poetas, podemos convidar Artistas Plásticos para expor sua arte, poeta convidado para se apresentar entre os poetas competidores, isso fica a critério de cada organização. Quanto mais arte melhor.
ARTE E DIVULGAÇÃO DO EVENTO – As redes sociais são excelentes para divulgar seu evento, faça uma arte com as principais atividades, data e local e peça ajuda para alcançar a maior quantidade de pessoas. Caso seja na escola, imprima a arte de divulgação e cole nos locais onde tem maior fluxo, banheiro, entrada etc.
Criando um cronograma:
Defina uma data para as inscrições dos poetas slammer’s competidores
Microfone aberto enquanto as inscrições rolam
Apresentar as intervenções artísticas (se houver)
Explicar as regras e escolher 5 jurados
Apresentar os poetas inscritos
Sortear a ordem que os poetas se apresentarem
1º Round – Todos os poetas competem e passam os 5 poetas com as melhores médias
2º Round – Poetas que passaram do 1º Round, passam os 3 poetas com as melhores médias
3º Round – Poetas que passaram do 2º Round, vence o poeta com a melhor média.
Dia da batalha:
O QUE É NECESSÁRIO PARA O DIA? – Repasse as necessidades que a organização irá ter durante a realização do evento. Ponto de energia, som e microfone; decoração; espaço para as intervenções artísticas; água; e repasse o cronograma para ver se está tudo certo.
A HORA DO MIC NA MÃO!! Cada comunidade tem seu ritual e sua forma de conduzir, explique as regras e o modo de avaliação para o público em geral e dê início a suas atividades, vai dar tudo certo!! Tem vídeos e muitas referências na internet, pesquise, converse com outras comunidades de slam de poesia. Viva a palavra, viva a poesia, viva o slam!