Cap 3: A performance, aprendendo a compartilhar suas ideias

Paulo Freire: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”

Leitura (…) processo que envolvia uma compreensão crítica do ato de ler, que não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Ao ensaiar escrever sobre a importância do ato de ler, eu me senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio em mim constituindo.

Muito mais do que mostrar suas poesias, nesses espaços os sujeitos inseridos no duelo encontram a possibilidade de descobrir-se e de redescobrir-se; eles encontram uma nova forma de construir a si mesmo através da própria experiência e do contato com o outro. No momento em que o mundo se comunica de maneira virtual, onde o contato e a experiência do outro vai perdendo significado, o slam apresenta possibilidades de interação. É através dessa aproximação física e verbal que os leitores e escritores do slam se apresentam: seja como slammer ou como parte da plateia, todos os sujeitos envolvidos na performance poética são de alguma forma tocados por ela. O Slam é um espaço onde a poesia performática se torna a expressão de uma voz, marginal; de lugar de descoberta, de possibilidade de ouvir e de ser ouvido.

Você que já conseguiu colocar suas ideias no papel, agora precisa superar a timidez e aprender a compartilhar.

Quer conhecer mais?

Neste site estão disponíveis uma proposta de oficina para motivar a performance da apresentação da poesia, além de link’s para uma pesquisa. Nossa ideia é permitir que estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade, se utilizem dessas ferramentas para facilitar a organização do Slam no espaço escolar.

Bora poemar!

Scroll to Top