
Podcast: Play in new window | Download
Em seus pouco mais de 30 anos de existência, o slam tem se apresentado como uma prática de poesia extremamente democrática, um palco aberto às mais variadas manifestações culturais, espaço para aqueles que buscam se expressar livremente. A nossa ideia com a oficina de escrita livre poética é apresentar caminhos para a construção de um de espaço poético dentro das escolas, para que os jovens encontrem nessa prática um espaço de protagonismo, de (re)existência e expressão da própria subjetividade, valendo-se de temáticas próprias do slam ou criando suas próprias temáticas, sejam pelas demandas apontadas a partir da própria realidade ou demandas externas, através da escrita, oralidade e performance.
A liberdade da escrita presente na poesia do duelo, possibilitou que, ao longo do tempo, grupos historicamente excluídos se utiliza-se dessa expressão artística como forma de reivindicar seus lugares de direito, de dar visibilidade às suas lutas e se colocar como protagonistas de suas próprias histórias. Essa é uma das características dessa poesia engajada e engajadora, envolvida com a proposta de estar a margem do discurso erudito, por isso ela é marginal, livre e inspiradora.
Por ser um modelo de poesia livre, ele acaba dando espaço para as representatividades dos sujeitos ali inseridos, fazendo do slam um movimento de representatividade aliado das causas sociais, um grande propulsor de visibilidade para as pautas negras, indígenas, LGBTQI+, feministas, pessoas com deficiência, anticapitalista, ambiental etc. No entanto, o Slam é um espaço livre para se falar do que quiser: dor, amor, natureza, família; esses temas relacionados à sociedade são muito recorrentes nas poesias, uma representação coletiva em torno da palavra.
Gostou?
Quer conhecer mais?
Neste site estão disponíveis uma proposta de oficina para impulsionar a prática da escrita livre poética. Nossa ideia é permitir que estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade, se utilizem dessas ferramentas para facilitar a organização do Slam no espaço escolar.
Bora poemar!



